"Mandala é uma palavra sânscrita que significa círculo mágico, é uma representação geométrica da dinâmica das relações entre o homem e o cosmos. Sua estrutura - de combinações variadas de círculos, quadrados, triângulos, em torno de um centro, assim como cores , bases numérica - serve para organizar visões religiosas do mundo, sistemas cósmicos e simbólicos, assim como fatores de nossa psique.
Muito alem da decoração, a Mandala esta presente na natureza do inconsciente do ser humano desde os primórdios da civilização. Representa um processo de reorganização do caos, revelando seu poder integrador independente da atuação consciente do individuo que a utiliza.
A relação homem / cosmos, sofreu, através dos tempos, uma transformação que deixa claro o estagio que ele atualmente atravessa. Para o homem moderno, tão perdido numa profusão de condicionamentos e pressões, a Mandala serviria como um instrumento na busca do reencontro consigo mesmo e na sua harmonização com o Eu Superior. Assim é que, pela arte, arquitetura, dança ou meditação, a ação mandálica se faz sentir como agente sintonizador do homem com o universo, promovendo sua integração e equilíbrio".
Imagem e texto retirado daqui.

4 comentários:

susi disse...

Falk,qta informaçao.

Rosana Sperotto disse...

Oi,Falk! Sou nova por aqui, mas volta e meia te encontro nos comentários dos blogs amigos. Hoje, a chamada para a mandala me fisgou! Também trabalho com elas, em vidro, entre outras manualidades que desenvolvo no "terceiro turno". Adorei as tuas embalagens, que por si só já são um lindo presente. Sou compulsiva pelo trabalho artesanal,com diferentes técnicas e materiais, mas origami tenho a maior admiração por quem desenvolve, minha paciência (que não é pequena) não alcança essa arte tão delicada. Bom, adoraria que desses uma passada lá no AMÉM para conhecer as mandalas e as impressões que vou registrando. Um grande abraço!

Fernanda Monteiro Postai disse...

Olá Falk, gosto muito de mandalas e achei o texto encantado...
boa quinta-feira pra vc também!
Beijos

Falk Brito disse...

Susi, Rosana e Fernanda, fico feliz que tenham gostado do meu trabalho. Obrigado pelo carinho. Beijos!

MEU PAPEL É SER SUA COMPANHIA.
falkbrito@gmail.com